Turismo

Conheça um pouco mais sobre a cidade de Mafra - Santa Catarina.

Com uma grande diversidade cultural marcada pelos descendentes alemães, poloneses, tchecos, ucranianos e outras etnias, a cidade de Mafra nasceu juntamente à cidade de Rio Negro, no Paraná. Consideradas cidades irmãs, estão separadas apenas por um rio que divide os dois Estados.

Os caminhos da região foram abertos pelos tropeiros. Após a Guerra do Contestado, em 1917, Mafra foi desmembrada de Rio Negro e obteve sua emancipação. A cidade que encontra-se a 138 Km de Joinville é caracterizada pela sua produção de mel, considerada a “melhor do mundo” por um concurso realizado na Grécia e é chamada até mesmo de cidade do “ouro verde”, em função da sua cultura de erva-mate. O acesso à cidade pode ser feito por duas rodovias, a BR-116 e a BR-280.

História

Em 08 de Setembro de 1917 é criado o município de Mafra, que leva o nome, em homenagem ao advogado: Manuel da Silva Mafra, que defendeu a questão para Santa Catarina.

Mafra tem como marcos um sua história:

  • Tribos indígenas Kaingang Xekleng
  • O Tropeirismo uqe povoou o planalto catarinense, originado em 1825
  • Imigração alemã (Cidade de Trier) em 1829
  • Várias etnias: Polonesas, Ucranianos, Bucovinos, Italianos que aceleraram o crescimento da região
  • Guerra do Contestado em 1916 o acordo de limites entre Santa Catarina e Paraná

Agropecuária

Mafra destaca-se no cenário agrícola catarinense por suas lavouras de Soja, Milho, Feijão, Aveia, Cevada e sua pecuária Bovina, Ovina, Suína, Caprina e sua Apicultura.

Possui sociedade eqüitativa, que beneficia o centro urbano e a área rural, valorizando e incentivando o homem do Campo.

Turismo

Dotada de boa infra-estrutura hoteleira, restaurante, bares e clubes, possui vários atrativos culturais, como: Monumento do Contestado, relógio solar, igrejas com arquitetura típíca, na cidade e interior, ponte metálica, construída em 1896 que liga os estados de Santa Catarina e Paraná. O acervo natural é diversificado, tendo um enorme potencial no turismo rural, destacando a floresta nativa, paisagens rurais, cachoeiras, usina hidroelétrica de São Lourenço, inúmeros sítios fossilíferos, com exposição de nossa pré-história no museu do centro paleontológico da Universidade do Contestado: Museu da Terra e da Vida.

Indústria e Comércio

Mafra desponta como uma das mais tradicionais, no ramo da madeira e transformação de minerais não metálicos (cerâmica), predominando o Setor Industrial, com um comércio e uma prestação de serviço forte e diversificado, o que é destaque ao Município como Pólo Comercial da região.

No comércio destacam-se os ramos de produtos alimentícios e de vestuários/calçados.

Geografia

Com mais de 50.000 mil habitantes, no Planalto Norte geográfico do estado de Santa Catarina, Mafra faz fronteira entre os estados do Paraná e Santa Catarina, situando-se em importante entroncamento rodoferroviário.

Grupos Folclóricos

Trier
Fundado em maio de 1990, por pessoas que apreciam o folclore alemão, "Trier", nome que presta homenagem à cidade de origem dos primeiros imigrantes alemães, chegados em nossa cidade, em 1829, é composto de duas categorias: adulto e infantil, que realiza apresentações artísticas em Mafra e região.
Informações: (47) 3642-1908

Vesná
Fundado em 1985, pelo Pe. José Waaurek e jovens descendentes da 4ª e 5ª geração dos primeiros imigrantes, ucranianos. Tem como intuito, preservar, divulgar e manter vivas as tradições ucranianas, dando continuidade ao movimento étnico e do resgate das tradições ucranianas, através da dança. Vesná, no idioma ucraniano significa "Primavera".
Informações: (47) 3642-1908

Grupo Alemão Bucovino "Boarischer Wind"
Formado por jovens, adultos e crianças, atuantes há 12 anos. Boarischer Wind, em dialeto Bávaro significa "Vento Bávaro" e é com este vento que se espalha a cultura, a música e a dança, baseada nos antepassados.
Informações: (47) 3642-0488.

Mais informações sobre Mafra, SC

Fonte Wikipédia, clique aqui.

Confira algumas fotos por J.C. Grein Xavier

Ampliar Ampliar Ampliar
Ampliar Ampliar Ampliar
Ampliar Ampliar Ampliar
Ampliar Ampliar Ampliar
Ampliar Ampliar Ampliar
Ampliar Ampliar Ampliar
Ampliar Ampliar Ampliar
Ampliar Ampliar Ampliar
Ampliar Ampliar Ampliar
Faça sua reserva online

Estrutura

 

Turismo

 

Localização



Rua Felipe Schmidt, 522 - Centro
Mafra - Santa Catarina - Brasil
CEP: 89300-000

Telefone (47) 3641-4600
reservas@hotelsusin.com.br

Início O Hotel Apartamentos Eventos Turismo em Mafra Turismo em Rio Negro Localização Fale Conosco
Susin Hotel (47) 3641-4600 Design by 3WF